sábado, 3 de outubro de 2009

Em 17/09/09
Texto: Ambientes de Aprendizagem: reengenharia da sala de aula - Ângelo de M. Guimarães e Reinildes Dias

"A lição já sabemos de cor, só nos resta aprender"

O novo saber educativo no espaço cibernético: ambientes de aprendizagem.

A escola sistematicamente diminui a variedade dos seus alunos para conseguir controlar: como aumentar a variedade do professor e do aluno no contexto educativo?

Fundamental é a noção do aluno como agente do processo de construção de conhecimentos e saberes no contexto escolar, do fazer educativo como mediação para a aprendizagem e do uso do potencial educativo das tecnologias da informação e da comunicação.

A construção do conhecimento: construcionismo/ instrucionismo. O aprender construindo inclui o aprender fazendo.

Teorias e modelos de ensino e aprendizagem sugeridas para a criação de ambientes de aprendizagem: múltiplas inteligências, estratégias de aprendizagem e aprendizagem centrada na ação.

As metáforas:
a fogueira - informação
o poço d'água - conversa/interação
a caverna - conceitos
a vida - contexto

Foi muito boa a exposição/conclusão da professora Sirléia:
Como um professor poderia fazer uso das modernas tecnologias da informação para conseguir aumentar a variedade da sala de aula, ampliando o ambiente de aprendizagem, de forma a conseguir vivenciar situações do tipo fogueira, poço d'água, caverna e vida dentro do contexto de suas disciplinas?
Fogueira - Internet, youTube, Wikipédia
Poço d'água - msn, twiter, blogs, e-mail, orkut
caverna - Blog
vida - Google Maps

Aí, "caiu a ficha"!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário