terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mediação pedagógica e o uso da tecnologia - Marcos T. Masetto
Seminário On line
Como utilizar e mediar tecnologias, sejam elas digitais ou eletrônicas, na sala de aula?
Qual é a importância da mediação pedagógica nesse contexto?

Mediação pedagógica é a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem - uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem.
É a forma de se apresentar e tratar um conteúdo ou tema que ajuda o aprendiz a coletar, relacionar, organizar, manipular, discutir e debater informações com seus colegas, professores e outras pessoas, até chegar a um conhecimento significativo para ele.
A mediação coloca em evidência o papel do sujeito do aprendiz e o fortalece como ator de atividades que lhe permitirão aprender e conseguir atingir seus objetivos; e dá um novo colorido ao papel do professor e aos novos materiais e elementos com que ele deverá trabalhar para crescer e se desenvolver.
A mediação pedagógica acontece na postura do professor, na forma de tratar o conteúdo, no modo de estabelecer relacionamento entre os alunos, e destes com seu contexto maior.
Na perspectiva da mediação pedagógica podem ser trabalhadas a técnicas convencionais e as novas tecnologias.
Por novas tecnologias entende-se o uso da informática, do computador, da internet, do CD-ROM, da hipermídia, da multimídia, chats, grupos ou listas de discussão, correio eletrônico, power point e outros recursos e linguagens digitais.
É fundamental que se planeje o processo de aprendizagem, de maneira que as várias atividades integrem-se em busca dos objetivos pretendidos de modo a colaborar para que a aprendizagem aconteça.
Porém, a riqueza desses recursos não substituirá a presença e a ação do professor com os alunos, mas contribuirá para açoes conjuntas de professor e alunos em busca da aprendizagem.

Um comentário:

  1. Concordo com vc Rose.
    Eu espero ter contribuido para seu processo de aprendizagem!!
    Um grande abraço e sucesso!

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