sábado, 3 de outubro de 2009

Em 10/09/09
Texto: Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica - José A. Valente

O computador, de máquina de ensinar, passa a ser utilizado para enriquecimento de ambiente de aprendizagem no processo de construção do conhecimento.
O termo "informática na educação" é diferente de "alfabetização em informática".

"Tanto o ensino tradicional, quanto sua informatização, preparam um profissional obsoleto".

USA - As experiências da linguagem Logo se mostraram interessantes e promissoras - alternativa eficaz para o uso do computador na educação.
O uso da rede Internet - Centros de Pesquisas em Educação - propiciam mudanças pedagógicas.

França - modelo para o mundo, domina os desafios da informática na educação - ênfase na formação de professores.

O avanço da informática na educação nos USA e na França não correspondem às mudanças de ordem pedagógicas - continuação de uma abordagem educacional tradicional.

Brasil - princípio da década de 70: início do uso do computador na educação (universidades).
Em 1975, a primeira visita de Papert e Minsky ao Brasil.
Em 1976, inicia-se o uso de Logo com crianças.
Início dos anos 80, diversas iniciativas sobre o uso da informática na educação.
Em 1997, criação do ProInfo, Programa Nacional de Informática na Educação.

O programa de informática na Educação do Brasil - fundamentação nos órgãos de pesquisa e a escola pública; descentralização das políticas e sistemáticas de trabalho (MEC); proposta de mudança pedagógica, difere dos programas dos USA e da França, mas não foram suficientes para contemplar mudanças efetivas.

Sobre a formação do professor: a formação não tem acompanhado o avanço tanto tecnológico, quanto do nível de compreensão sobre as questões da informática na educação disponível hoje. Isso se deve às dificuldades de assimilação e implantação das mudanças pedagógicas nas escolas.
Do Apple ao sistema Windows, a formação do professor tem que ser refeita.

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